quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Em cima ou encima?

Se você respondeu que as duas formas estão corretas, acertou! Em cima e encima existem e, apesar das semelhanças, têm significados diferentes. Observe alguns exemplos:

Os livros foram deixados em cima da mesa
ou
Os livros foram deixados encima da mesa?

Nessa situação específica, a intenção enunciativa era a de dizer que o livro fora deixado sobre a mesa, ou seja, a expressão em cima atuou como um advérbio de lugar. Escrita assim, de forma separada, em cima transmite a ideia de que algo está em uma posição mais elevada, ou seja, em um lugar mais alto. Portanto, apenas a primeira frase está correta. Agora, observe outro exemplo:

Um laço vermelho encima o cabelo da menina.
ou
Um laço vermelho em cima o cabelo da menina?

Das duas orações, apenas a primeira está correta. Isso porque encima, escrito de forma junta, é a forma do verbo encimar conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo:
Presente do indicativo (verbo encimar)
Imperativo afirmativo
Eu encimo
----
Tu encimas
Encima tu
Ele/ela encima
Encime ele/ela
Nós encimamos
Encimemos nós
Vós encimais
Encimai vós
Eles/elas encimam
Encimem eles/elas
Na frase “Um laço vermelho encima o cabelo da menina”, o verbo encimar está conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Mas você sabe o que é encimar? É o mesmo que colocar ou se situar em cima ou no alto, bem como o ato de coroar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário